Instalação certificado Cloud

Guia Certificado BND

Procedimento para instalação do certificado A3(nuvem) da BND.

Passo 1 

Como passo inicial devemos fazer o cadastro do método de autenticação do certificado remoteID, o método que será utilizado é o aplicativo remoteID para smartphone. Esse aplicativo irá gerar o TOKEN que será exigido no momento da utilização.

Primeiro devemos acessar o painel de controle do certificado remoteID e acessar utilizado seu dados de login e senha, conforme abaixo.

Logo em seguida, veremos a tela onde os certificados estão cadastrados, clique no menu Certificados->Autenticação, conforme abaixo.

Na próxima tela vamos ver as formas de autenticação, lembrando que o PIN já é gerado no momento em que o certificado é emitido. Clique na opção e-Token.

Na tela de tipos de e-Token, clique na opção e-Token pelo remoteID app.

Logo após, na próxima tela digite a senha PIN e clique no botão Próximo.

Nesse momento será gerado um QR-Code que deve ser lido utilizando o aplicativo remoteID app instalado no smartphone. (Veja abaixo os passos para a instalação ao app).

Logo após a leitura pelo aplicativo, irá surgir a tela de confirmação abaixo.

Abaixo vamos mostrar os passos para fazer a instalação do aplicativo até o momento da leitura do QR-Code gerado no painel de controle do certificado remoteID.

1. Abra a PlayStore do google e pesquisa por remoteID. Clique em Instalar.

2. Logo após a instalação clique em abrir conforme imagem ou inicie o aplicativo via menu do smartphone.

3. Ao iniciar o aplicativo veremos a tela abaixo. Clique em Inicializar E-TOKEN.

4. Em seguida a tela para leitura do QR-Code (gerado nos passos anteriores acima) será aberta e podemos realizar a leitura.

5. Após a leitura, o TOKEN começara a ser gerado conforme tela abaixo.

Passo 2

Na máquina onde serão realizadas as emissões de NF-e utilizando o componente, devemos instalar o programa cliente da CertiSign, o DeskTop ID. Abaixo mostraremos o passo a passo da instalação que é bem simples:

Na instalação é so avançar para instalar o programa. 

Passo 3

Após a instalação execute o DeskTop ID, pois devemos fazer a configuração do mesmo para utilizar o certificado digital que está na nuvem. Siga as seguintes configurações:

1. Na tela inicial o programa mostra o que é preciso para o certificado remoteID funcionar, clique no botão “Continuar”.

2. Na próxima tela o DeskTop ID captura as informações da máquina onde estamos efetuando a instalação automaticamente, apenas clique em “Registrar Computador”.

Após o registro será exibida a tela de instalação concluída.

3. Na próxima tela devemos escolher onde o certificado gerado se encontra, no caso do nosso exemplo o mesmo se encontra na “nuvem da CertiSign”, ou seja, em seus servidores. Clique na opção (imagem) “remoteID”.

4.  Em sequência devemos adicionar o certificado na máquina local através do Desktop ID, para isso é necessário entrar com o login e a senha de acesso ao serviço do remoteID onde o certificado se encontra. Após entrar com login e senha, clique em “Autorizar Acesso”.

Colocar os dados que se encontram no Milvus ‘’Login certisgn DesktopID’’

Após autorizar o acesso a tela de sincronização efetuada com sucesso vai aparecer.

5.  Ao final do processo de sincronização do certificado remoteID a tela abaixo vai aparecer.

Com isso chegamos ao final do processo de configuração do certificado remoteID na máquina de emissão.

Passo 4

O próximo passo é configura-lo no componente NF-e como se ele fosse um certificado A1 normal. Vai ser possível lista-lo no componente através do método ListarCertificados.

O certificado remoteID pode ser utilizado normalmente em todos os demais métodos do componente. Ao utilizar um método onde o certificado é necessário irá surgir a tela de autenticação da CertiSign, conforme abaixo:

Colocar o PIN padrão referenciado no milvus e o código que irá aparecer no aplicativo para a validação. Esse processo só é realizado uma vez, após isso os próximos são automáticos.

PONTOS IMPORTANTES A NOTAR

Sempre bom verificar nas opções de internet nos certificando se somente o vigente está em uso, pois pode gerar alguns conflitos, caso tenha algum retirar e permanecer somente o que será usado. 

E nas opções avançadas de internet verificar se os campos SSL e TLS estão ativados

Outro ponto a notar seria as atualizações do programa da M&O Sistemas, que caso tenha alguma atualização assim que for feito o login do sistema, ira informar para baixar o novo programa. Verificar se o JAVA esta atualizado, reiniciar o computador e realizar o teste assinando uma nota.

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